Prof.Franco: Aula de Sociologia os principais conteúdos referentes aos princípios científicos de Comte e Durkheim, retomando o conteúdo.

 

Esta semana vamos estudar na Aula de Sociologia  os principais conteúdos referentes aos princípios científicos de Comte e Durkheim, retomando o conteúdo. Para ajudar em seus estudos, você está recebendo o resumo dos conteúdos. Relembrando  vamos tratar sobre: a solidariedade mecânica em Durkheim. Nessa aula, retomaremos os principais conteúdos da Sociologia de Auguste Comte e Émile Durkheim. Retomaremos os principais conteúdos vistos até agora: o contexto social da modernidade, a Lei dos Três Estados e a sociologia como ciência.

Para começo de conversa, a modernidade é um período marcado pela Revolução Científica e pelas Revoluções Francesa e Industrial. Nesse contexto, Novos problemas sociais se configuravam na Europa durante o século XIX. Vamos relembrar esses movimentos sociais e históricos?

A Revolução Científica foi um movimento que se iniciou a partir do século XVI com a supervalorização do pensamento racional e científico. Entre os séculos XVI e XVIII, a ciência desenvolveu - se como um conhecimento com aplicação técnica e formulação teórica. O Renascimento e o Iluminismo são marcos fundamentais desse período.

A Revolução Industrial ocorreu entre o século XVIII até o século XIX. Ela transformou o modo de produzir, modificando a relação entre as pessoas. Com inovações tecnológicas e a acumulação de capital pela burguesia, o domínio inglês sobre o comércio mundial e a utilização da mão de obra para as cidades, a sociedade se transformou.

Por sua vez, a Revolução Francesa possui os seus ideais no lema “Liberdade, Igualdade,

Fraternidade”. Com ela, surgiram novas hierarquias sociais, justificadas a partir da razão social. As Ciências Sociais se constituíram no auge da modernidade para explicar por que e quais características das sociedades mudam e permanecem.

Essas transformações trouxeram problemas. Na Idade Moderna, uma profunda transformação social trouxe um cenário de desemprego e a miséria para a maior parte da população. As principais consequências sociais foram o crescimento da desigualdade e a intensificação do conflito entre as classes.

Para analisar cientificamente as mudanças da modernidade, a Sociologia surgiu. Inicialmente, ela foi criada pelo pensador francês Augusto Comte (1798-1857) em seu curso de Filosofia Positiva em 1839. Como positivista, ele acreditava que a ciência deveria organizar a ordem social.

Ele criou o nome Sociologia e queria que ela estudasse os movimentos das sociedades no passado para entender o presente e imaginar o futuro da sociedade. A partir de um pensamento evolucionista-social, elaborou a Lei dos Três Estados da história. Ela se refere a evolução social, política e do conhecimento humano que pressupõe a ideia de progresso em etapas universais.

As três fases, ou estágios, são: TEOLÓGICO: explicação sobrenatural, é característica sociedades primitivas; METAFÍSICO: transição entre teológico e metafísico; e POSITIVO: conhecimento científico e é o último estágio da evolução mental da razão humana.

O Positivismo é um método de explicação da sociedade criado por Comte. Ele utiliza os métodos das Ciências Naturais e faz uma descrição neutra da realidade, que parte do caso particular para a explicação geral.

A fórmula positivista é: “prever para prover”, ou seja, conhecer a realidade social, buscar  soluções para os problemas e prevendo ações futuras. Para Comte o progresso estava associado à sociedade industrial europeia. Enquanto Auguste Comte criou a palavra “sociologia”, o cientista francês Émile Durkheim elaborou um método e objeto de estudo para a Sociologia. Assim definiu como essa ciência deve estudar os fenômenos sociais. Teve influência do positivismo, por exemplo, a ideia de que a sociedade deve estar em harmonia. Vamos ver alguns de seus conceitos!

Para Durkheim, o bom funcionamento depende que cada parte faça sua função. E quando isso não ocorre? Surge uma doença social, a anomia. Ela é causada pela falta de coesão social, o enfraquecimento da capacidade de sentir-se parte do coletivo e da ausência de normas e regras. Durkheim destaca a importância do sociólogo para solucionar esse problema. Essa solução está relacionada à moral.

A anomia é um empecilho para o progresso. Para combatê-la, é necessária a moral, um sistema de normas que estabelece como o sujeito deve se comportar. Trata-se de uma noção de dever ensinada aos indivíduos através das instituições sociais. Apesar de ser um sistema de obrigações, também é desejada pelos indivíduos, pois permite a ordem social.

Outra noção fundamental refere-se à função. Para Durkheim, tudo na sociedade tem uma função, e por isso a sua teoria é chamada de Funcionalista! Fique ligado! Tudo na sociedade está interligado, e qualquer alteração que ocorre afeta o seu conjunto. Assim se algo não vai bem em algum setor específico da sociedade, seu efeito será sentido de maneira geral.

Por sua vez, a coesão social possui o objetivo de estabelecer vínculos e harmonia dentro da sociedade. A coesão social vem de uma consciência em comum (a moral), quando a maioria dos membros da sociedade compartilham sentimentos, ideias e crenças.

Quanto maior o alcance da consciência coletiva, mais coesa é a sociedade. Agora preste atenção no conceito de FATO SOCIAL. Para Durkheim, o objeto da Sociologia é o fato social. Esse conceito possui relação às maneiras de pensar, agir e sentir que exercem uma força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar às regras sociais. O fato social tem três características:

1: COERCITIVO: é obrigatório.

2. EXTERIOR: não depende da vontade individual, quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada e cabe ao indivíduo aprender. 3.GERAL: são coletivos, impostos para todos. Exemplos: linguagem, moda e matrimônio. Mas as sociedades são todas iguais? Para Durkheim, há sociedades simples (pré-industriais) e sociedades complexas (industriais).

Todas têm um tipo de coesão, que gera um consenso entre as consciências: a solidariedade social. Nas sociedades simples, existe uma mesma tradição, religião, costumes, sem grande divisão do trabalho.

Assim, os indivíduos se percebem como iguais e unidos. Essa é a solidariedade mecânica. A solidariedade é uma forma de manter a sociedade unida! Lembra-se do conceito de coesão social? A solidariedade está relacionada à coesão!

ENTENDERAM OS CONTEÚDOS GERAIS DA SOCIOLOGIA NESTE TRIMESTRE?

A compreensão destes temas é muito importante para a reflexão sobre a vida em sociedade! Na próxima aula, iremos entender a solidariedade orgânica! Ah, não se esqueça de fazer os exercícios para fixar seus conhecimentos!!! Bons estudos!

LISTA DE EXERCÍCIOS  - AULA 22

1) Sobre as Revoluções Científicas e as Revoluções da Modernidade, marque a alternativa incorreta:

a) As Revoluções Científicas se referem a um movimento que se iniciou a partir do século XVI,

com a supervalorização do pensamento racional e científico.

b) A Revolução Industrial transformou o modo de produzir, modificando a maneira das pessoas se relacionarem.

c) A Revolução Francesa tem seus ideais no lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Com ela, surgiram novas hierarquias sociais justificadas a partir da razão social.

d) As Revoluções da Modernidade não fomentaram o surgimento da Sociologia.

2) A respeito dos conceitos teóricos elaborados por Auguste Comte e Émile Durkheim, marque a alternativa correta:

a) Comte não elaborou a Lei dos três estados.

b) Émile Durkheim fundou o método sociológico, no qual assinala que o objeto da sociologia corresponde ao fato social.

c) Para a teoria durkheimiana, o indivíduo é mais importante do que a sociedade.

d) Comte criou os conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.

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