Prof. Franco – Aula itinerário formativos do ensino médio Primeira quinzena - Tema Cidadania e Justiça Fevereiro 2023

O conceito de cidadania está diretamente imbricado ao de cidadão, uma vez que para a efetivação da cidadania de um indivíduo torna-se necessário o exercício dos seus deveres e o respeito dos seus direitos

 O que que é cidadania?

Segundo Dalmo de Abreu Dallari: “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.

O que é ser a cidadão?

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

Quais são os tipos de cidadania?

Como dito no texto, as cidadanias pode ser divididas entre: Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade; Cidadania política - garantia de direitos à participação política; e Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana.

Como podemos exercer a cidadania.

1.    Alistar-se como eleitor. ... Praticar a direção defensiva. ...Cobrar promessas políticas. ...

2.    Exigir cumprimento de serviços de órgãos públicos. ...Respeitar o próximo. ...

3.    Não destruir o patrimônio público. ... Praticar a doação.

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Quais são os exemplos de cidadania?

Quais são os direitos básicos da cidadania?

Quais são os direitos de um cidadão?

Quais são os direitos e deveres de cada cidadão?

Quais são os três tipos de direitos?

Onde foi criada a cidadania?

Qual é a lei que fala sobre a cidadania?

LEI Nº 9.265, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1996.


5º da Constituição, dispondo sobre a gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania.

 

Qual é a lei que fala sobre a cidadania?

Qual o papel do professor para o exercício da cidadania?

O que é cidadania atividade?

Como o professor pode contribuir para a construção da cidadania?

Quais são as 3 fases da cidadania?

Quais os 3 estágios da cidadania?

Como exercer a cidadania no seu dia a dia?

 Qual é o papel do cidadão na sociedade?

 Como o cidadão pode exercer sua cidadania?

 O que são os direitos e deveres?

 O que não pode ser considerado cidadania?

 Quem garante a cidadania no Brasil?

 Qual artigo garante a cidadania?

 Quais são os 5 itinerários formativos do ensino médio?

Saiba qual o objetivo dos itinerários formativos e como foram escolhidos

 Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, oficinas, projetos, núcleos de estudo, e outras formas de trabalho que poderão ser escolhidas pelos alunos no novo ensino médio. A partir dos itinerários, uma das principais mudanças do Ensino Médio, os estudantes terão a possibilidade de se aprofundar em conhecimento específicos de uma área do conhecimento, além de escolher entre duas ou mais áreas, incluindo a Formação Técnica e Profissional.

 

Com isso, os estudantes têm a oportunidade de escolher compor parte ou toda a sua carga horária com cursos técnicos, ou formação inicial e continuada, de acordo com a disponibilidade de oferta em cada região. E quais são os 5 itinerários que compõem o novo formato do ensino médio? Confira abaixo:

·         Linguagens e suas tecnologias

·         Matemática e suas tecnologias

·         Ciências da natureza e suas tecnologias

·         Ciências humanas e sociais aplicadas

·         Formação técnica e profissional

Objetivo do itinerário formativo

O principal objetivo do itinerário formativo é consolidar, aprofundar e ampliar a formação integral, de modo a contribuir para que os estudantes tenham a possibilidade de construir e realizar seu projeto de vida baseados nos princípios da justiça, ética e da cidadania.

escolha do itinerário deve corresponder a 40% do conteúdo estudado durante os três anos de Ensino Médio, enquanto os 60% serão para os conteúdos gerais já previstos pela Base Nacional Curricular Comum - BNCC. É importante ressaltar que os itinerários formativos são formulados pelas escolas, de forma a considerar os 4 eixos estruturantes definidos pela BNCC. Cada itinerário deve englobar pelo menos um deles, que são:

·         Investigação científica

·         Processos criativos

·         Mediação e intervenção sociocultural

·         Empreendedorismo

 Como os alunos escolherão os itinerários

 Pensados para que os estudantes sejam protagonistas no desenvolvimento de seus projetos de vida, a escolha dos itinerários formativos é feita pelos próprios alunos. Portanto, é responsabilidade das instituições criar os espaços de diálogo com os estudantes, de modo a mostra-los quais as possibilidades de escolha, auxiliando-os a avaliar seus interesses, anseios e aptidões, de forma que sejam capazes a tomar a melhor decisão e de modo consciente.

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