Prof Franco : A sociologia e a definição do conceito de ética ligado ao indivíduo, e a moral que tem relação com a sociedade.

Aula aplicada na  EE Tadakio Sakai  semana de 23/102023 a 27/10/2023

"Ética" e "moral" são termos frequentemente usados de maneira intercambiável, mas têm significados distintos na  Sociologia e filosofia e na vida cotidiana.  segundo noissos professores do sitequero bolsa" para quem ja enviamos os creditos.

Segundo estudos a etica e a mora se refere a sistemas de valores e princípios que guiam o comportamento humano, mas eles abordam essa questão de maneiras ligeiramente diferentes.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚


Embora sejam usados em conjunto e muitas vezes como sinônimos, os conceitos de ética e moral são diferentes entre si, tanto no que diz respeito ao significado quanto à origem etimológica das palavras.

Ética vem do grego ethos, literalmente significa morada, refúgio. Em termos filosóficos está ligada a modo de ser, caráter, natureza e índole. A palavra moral tem origem no termo latino morales que significa relativo aos costumes, ligado a costumes.

Portanto, a partir da análise etimológica é possível já definir que o conceito de ética  é ligado ao indivíduo, enquanto a moral tem relação com a sociedade.


Mesmo com as diferenças, tanto o conceito de ética quanto o de moral tem finalidade semelhante: construir bases e guias para a conduta do indivíduo, comportamento no meio social em que vive, construção do caráter e virtudes. O conceito de moral pode ser definido como um conjunto de regras sociais - dentro de um determinado contexto e de uma determinada sociedade - que definem e norteiam o comportamento e o julgamento dos indivíduos sobre o que é moralmente aceito ou não.

A moral está ligada ao padrão cultural vigente e estabelece regras, determinadas pela própria sociedade, necessárias ao convívio dos indivíduos. Portanto, a moral depende então do momento histórico e da sociedade em que as regras foram estabelecidas. 

A ética, por sua vez, refere-se ao modo de ser de um indivíduo, a natureza, o caráter e a postura adotados diante de uma situação. A moral estabelecida pela sociedade influência na ética do indivíduo. No entanto, o indivíduo pode ser moral, já que está inserido em um contexto social, mas ao mesmo tempo não ter ética, pois as ações que definem a ética são individuais, são uma escolha de cada ser humano. 

Em uma explicação mais ampla, a ética pode ser entendida também como o conjunto de conhecimentos sobre o comportamento humano, uma reflexão sobre a moral, sobre a ação das regras morais em cada indivíduo.
Tanto moral quanto ética não nascem com os homens, ambos os conceitos são aprendidos ao longo da vida e chegam aos indivíduos pela família, escola, relações de trabalho, de lazer.

Toda estrutura temporal e sócio econômica, influencia portanto, a criação da ética e moral e a maneira como esses conceitos chegam aos indivíduos.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

moral é o padrão cultural vigente, as tradiçõescrençascostumes, modos de pensar e agir socialmente construídos e que fazem parte da organização de uma sociedade ou grupo.

ética, por sua vez, é voltada para as ações e práticas individuais que um ser social tem na sociedade em que está inserido. Importante afirmar que os indivíduos são seres sociais, portanto, compartilham das tradições e costumes da sociedade em que estão inseridos.

ética é, portanto, um comportamento moral individual que está intimamente ligado aos padrões e referências vindas da sociedade de onde vem o indivíduo. 

O agir individual e pessoal estão, por isso, inseridos em um contexto maior de relações, tradições , crenças, costumes, tabus e modos de pensar.

Embora a ética e a moral tenham definições distintas entre si, as relações entre elas são próximas, uma vez que as pessoas estão sempre inseridas em meios sociais, portanto, sempre tem em seu entorno culturas, crenças e tradições.

Um indivíduo é sempre moral, mas não necessariamente é sempre ético, já que a ética encara as ações de forma individual, cada um toma ações próprias e pessoais mesmo partilhando de mesmas crenças, hábitos sociais, costumes e tabus.

A moral define prioridade no atendimento de idosos e gestantes, bem como assentos reservados nos transportes coletivos. A frase abaixo exemplifica a atitude de Maria em relação a uma mulher grávida.

Maria não cedeu o assento à mulher grávida.

Maria, embora esteja inserida na sociedade em que essa seja a moral estabelecida, não cedeu lugar. A atitude de Maria está ligada à ética, já que foi uma decisão tomada por ela, individualmente.

As regras morais estabelecem, nesse caso, que Maria não teve um comportamento ético.

O indivíduo pode ter um comportamento moral, pois está inserido socialmente e por isso, tem conhecimento das regras necessárias para o bom convívio social, no entanto, pode ter ações não éticas.

Embora estejam ligados, não é obrigatório que o indivíduo apresente ao mesmo tempo um comportamento moral e ético.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

O exemplo abaixo exemplifica a moral sobre o uso de uma determinada peça de roupa num determinado período da história.

Não era moralmente aceito que mulheres usassem calças no passado, atualmente a peça é usada por homens e mulheres.

As regras sociais definiam apenas o uso de saias para mulheres.  Trata-se de uma regra referente ao momento histórico e condições sociais.

Atualmente, o uso de calças por mulheres é moralmente aceito, as regras sociais para vestimenta feminina não impedem mais o uso de calças, nem impõe a obrigatoriedade do uso de saias.

Os momentos históricos e contextos sociais, influenciaram, portanto, a criação de regras morais, que foram alteradas com o tempo e com as novas necessidades sociais.

Em termos etimológicos, a moral vem do latim, que significa ligado aos costumes. Em termos filosóficos, a ética está ligada ao caráter, natureza e índole.

Levando em consideração o pensamento de Aristóteles de que o homem é um ser político e social por natureza, é possível associar a moral ao papel social dos indivíduos nas sociedades em que eles foram criados e que vivem.

A afirmação é possível pois, de certa forma, a moral determina os costumes e tradições que o indivíduo deverá seguir.

Quando Thomas Morus, autor de A Utopia, afirma que nenhum homem é uma ilha, também é possível perceber o papel da moral no processo de socialização dos indivíduos, construção e organização de uma sociedade.

Quanto à ética, algumas escolas refletiram sobre as ações individuais em meios sociais. Os sofistas rejeitavam a tradição e afirmavam que as convenções humanas e sociais é que moldam diretamente a ética.

Sócrates afirma que as ações humanas não são baseadas nas convenções, mas na natureza.

Platão, por sua vez, afirma que as ações individuais estão relacionadas à justiçabondade,bem e beleza e acontecem no campo das ideias

Embora ética e moral possuam uma definição, nem todos os pensadores e escolas filosóficas encaram os conceitos da mesma maneira.

A concepção de como ética e moral são encaradas, depende também de quem as decide analisar, por isso, haverão visões e interpretações distintas sobre os conceitos. 

Principais pensadores sobre ética e moral

primeiro filósofo a tratar da ética como área do conhecimento filosófico foi Aristóteles, inclusive ele foi o fundador da ética como disciplina da filosofia. No entanto, ao longo dos séculos, outros pensadores também pensaram questões sobre ética e moral. Abaixo estão listados alguns deles e algumas correntes :

Exemplos e aplicações  ética e moral 

Tanto a ética quanto a moral são e devem ser aplicada 

analisadas no contexto da vida social e das ações que podem ser tomadas pelos indivíduos também no meio social em que vivem. 

moral deve ser aplicada para orientar as tradiçõescostumestabus e modelos que espera-se que a sociedade siga.

Regras morais são importantes para, de certa forma, auxiliar na construção de sociedades e promover ordem. Quando se estuda a moral, os pensadores, por exemplo, buscam analisar o impacto das tradições e costumes na sociedade alvo da análise.

Quanto à ética, alguns pensadores e correntes afirmam que ela pode ser compreendida como uma forma de racionalização da moral.

Entender como, em um meio organizado a partir de um conjunto específico de práticas morais, os indivíduos praticam suas ações. Não há como desvencilhar a moral da ética, pois, enquanto seres sociais, nos desenvolvemos a partir de conceitos morais.

No entanto, não necessariamente um indivíduo moral pode agir com ética, já que suas ações são individuais e foram aprendidas durante sua vida.

 

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça oplano de estudoda Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nadaclicando aqui.

Plano de estudo gratuito



Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ENEM/2011

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga.

(Corrompida Nação Fictícia de Lima Barreto)

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são:


A  decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.

B     parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
C       amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
D      criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter
E     cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.

0/Post a Comment/Comments

header ads
header ads